terça-feira, 8 de junho de 2010

Vulcanismo

As rochas fundidas e liquefeitas que encontram-se sob a crosta terrestre se cham magma, essas rochas podem ser resultado da subdução de placas tectônicas.
Quando esse magma encontra alguma falha na crosta, seja em zonas de convergência ou divergência de placas ou locais mais frágeis no meio das placas, ele eclode com muita força devida a alta pressão que sofria no interior da crosta, agora o magma é chamado de lava.
Devido ao choque de temperatura, a lava vai resfriando-se aos poucos e formando as rochas ígneas vulcânicas (post anterior).
Subdução de placas tectônicas: a convergência de placas faz com que a mais densa (oceânica) deslize sob a menos densa (continental), assim, a placa oceânica faz um movimento descendente em direção ao manto e vai aos poucos fundindo-se novamente devido às altas temperaturas. Além desse movimento gerar cadeias montanhosas, como os Andes, e abalos sísmicos, a fundição dessa placa alimenta ainda mais o magma que já está com alta pressão, alimentando o processo de vulcanismo.

Os tipos de lavas são divididos conforme a quantidade de sílica, quanto mais sílica, mais viscoso e denso, mais explosivo é o vulcão.

Lavas basálticas:
possuem pouca quantidade de sílica (menos de 50%), por isso são mias fluidas, chegando a 100Km por hora. Essas lavas liberam com facilidade os gases que estã ocontidos nelas e são características principalmente de vulcões de zonas de rifte
Lavas Andesíticas: possuem uma quantidade média de sílica (50 a 65%) e estão presentes geralmente em vulcões de zonas de subdução.

Lavas Riolítcas: possuem alta quantidade de sílica (entre 65% e 75%) e outros minerais félsicos, são mais viscosas e espessas, posseum grande quantidade de gases e cinzas. Estão associadas a vulcões com vulcanismo explosivo e geralmente de zonas com crosta granítica.


Na figura abaixo:
Os vulcões localizados em zonas de divergência de placas no meio do oceano (A) resultam em um vulcanismo basáltico.
Os de convergência de placas oceânicas (B) também possuem lavas basálticas.

Os de zonas de convergênica entre uma placa oceânica e uma placa continental possuem lava de andesito e riolito. Essas lavas misturam basalto proveniente do manto, minerais félsicos, provenientes da crosta continental e minerais máficos provenientes do topo da placa de subdução.


Porém, os vulcões não estão presentes somentes nas margens das placas, note no mapa que nem todos os vulcões ativos (pontos vermelhos, clique para ampliar) estão em zonas de convergênica ou divergênica. Esses vulcões no meio das placas tectônicas são os Hot Spots.

Hot Spots
em vulcanologia são zonas no interior da placa em que a placa é fágil, o magma encontra brecha nesses locais para se liberar, forma-se um vulcão no local e conforme a placa vai movimentando-se, o Hot Spot vai acompanhando o movimento e formando vulcões em série. O arquipélago do Havaí é formado a partir de Hot Spots. Observe que as ilhas seguem uma tragetória e que a primeira ilha é maior que a última, e que esse efeito crescente é de acordo com a direção em que a palca se move.

Esse site contém vários episódios de catástrofes com vulcões e imagens muito bacanas.

0 comentários:

Postar um comentário