segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Descarte de medicamentos



Há vários erros de informação quando o assunto é o descarte correto de medicamentos.

O programa Mais Você de hoje, por exemplo, apresentou uma matéria sobre o assunto, mas com diversas falhas!

Um médico comentou maneiras de realizar o descarte, porém, todas estavam erradas! As maiores preocupações eram em relação ao contato desses medicamentos com pessoas que mexem no lixo, uma preocupação válida, porém, as medidas ensinadas não inviabilizam totalmente esse contato e além disso não são nada benéficas para o meio ambiente! Ele indicou triturar comprimidos e misturar com terra ou café em um saco plástico e colocar no lixo! Tudo bem que as pessoas que coletam lixo serão impedidas de tomar a medicação, mas o material químico irá parar em um aterro ou lixão e do mesmo jeito contaminará o solo! Outra dica falsa foi colocar seringas em garrafas PET, nesse caso, nem a proposta de evitar contato com os catadores foi solucionada, pois as garrafas são um dos produtos que os coletores pegam do lixo para vender!

Mas nem tudo foi perdido no programa, um alerta importantíssimo foi feito: não deve-se descartar medicamentos no vaso sanitário ou qualquer tipo de ralo! Os produtos químicos irão ter contado com o rio que abastace a rede de captação de água e dificilmente serão eliminados no processo, além disso, podem ter ocntato com solo, peixes e outros animais que fazem parte de nossa alimentação.
Além disso, descartes de antibióticos no meio ambiente podem causar a resistência de bactérias aos medicamentos existentes e os efeitos serão infecções ainda mais fortes e difíceis de curar.


O que fazer então?

Algumas farmácias aceitam que o consumidor as entregue medicamentos vencidos e o procedimento seguinte é por conta da farmácia que deve contratar empresas de recolhimento de lixo hospitalar, com isso, os medicamentos e outros lixos contaminantes serão insinerados, por enquanto, a melhor medida existente para evitar qualquer tipo de contaminação de pessoas e do meio ambiente. Isso tudo é por conta da farmácia, nenhum órgão do governo se responsabiliza por isso, muito menos há leis que que obrigam a farmácia a proceder assim.
Então, informe-se em sua farmácia se eles recolhem os medicamentos e se eles procedem de forma correta, pois somente entregar os remédios velhos não garante que na farmácia eles não realizarão o velho e incorreto método de despejar a medicação no vaso sanitário.


Atualização:

Carlo Ribeiro, seguidor so blog, informou alguns locais confiáveis de entrega de medicamentos venciddos em Porto Alegre: Farmácia Escola da UFRGS e da PUC, na Unidade Básica de Saúde da Santa Cecília e nas filiais da rede de Farmácias Panvel.

Acredito que mesmo em outras cidades é possível entregar em qualquer loja da rede Panvel, pois eles seguem padronização em muitos aspectos. Meu pai teve uma filial da Agafarma e fazia o recolhimento, mas não sei se é um procedimento padrão para todas as lojas da rede, mas vale se informar também!

Obrigada Carlos pelas informações!

2 comentários:

Carlos Ribeiro disse...

Um estudo com peixes no Guaíba detectou traços de alguns medicamentos neles, tais como Gardenal.

Existem postos de coleta em Porto Alegre: na Farmácia Escola da UFRGS e da PUC, na Unidade Básica de Saúde da Santa Cecília e nas filiais da rede de Farmácias Panvel.

Abraços

Daruzi disse...

Tem estudos estrangeiros também que detectaram peixes com hormônios feminnos! Muito em parte pel odescarte de pílulas anticoncepcionais!

Vou editar o post para acrescentar as informações sobre locais de recolhimento!

Postar um comentário