quarta-feira, 2 de março de 2011

Sacolas de plástico, ecobags ou sacolas de papel?

Visto como um dos vilões do meio ambiente, o saco plástico pode não ser tão malvado assim. Pelo menos, é o que diz a Agência de Pesquisas Ambientais do Reino Unido.

Segundos eles, os sacos de polietileno de alta densidade são 200 vezes menos prejudiciais ao clima que sacolas de algodão e emitem menos gás carbônico que as sacolas de plásticos (no exterior ainda se utiliza muito essas sacolas).

Para compensar tal dano, se o consumidor preferir usar sacolas de algodão, ele deveria utilizar sempre sacolas de algodão por um ano! Segundo as pesquisas, elas geralmente são utilizadas apenas 51 vezes antes de serem descartadas.

Na minha opinião, é tudo uma questão de bonsenso! As sacolas de algodão são muito resistentes e podem tranquilamente serem utilizadas por mais de um ano! Mas atenção! Tem muito "ecobag" feita de TNT (tecido-não-tecido) que na verdade é um tipo de plástico! As sacolas de algodão,que não são recilcadas, podem ser reutilizadas para fazer pano de limpeza! Ou dá para inventar outra função para elas!

Você pode pegar, numa necessidade, as sacolas plásticas, mas deve direcioná-las para a reciclagem, sem misturar com o lixo orgânico e NUNCA jogar na rua, se não entopem bueiros e qualquer chuva vira alagamento!
Outra alternativa é levar caixas de pepelão ao super mercado, para trazer as compras dentro! O papelão também, ao ser destinado corretamente, é reciclável!

A moral é que tanto uma sacola de plástico como uma ecobag descartadas indevidamente, causam danos, por isso a escolha pelo selo "eco" nem sempre ajudará muito. O mais importante, independente do tipo de sacola utilizada, é destinar corretamente seu descarte.

0 comentários:

Postar um comentário