sábado, 13 de agosto de 2011

Proteínas

Proteínas são as moléculas que realizam os trabalhos celulares: catalisam reações, controlam a permeabilidade da membrana plasmática, regulam a função gênica , entre outras funções.

São formadas por unidades chamadas aminoácidos que possuem um grupo amino (-NH2) e outro grupo chamado carboxila (-COOH), cada aminoácido se liga ao outro pela chamada ligação peptídica.

Essa ligação peptídica rompe-se à temperatura de aproximadamente 38°C, por isso que uma febre (elevação da temperatura corporal) deve ser tratada com atenção, pois quando a febre atinge os 38°C algumas ligações peptídicas do nosso organismo rompem-se e as proteínas se desnaturam, ou seja, tornam-se inativas.

A ordem dos aminoácidos que compõem uma proteína também é importante, um erro nessa ordem desencadeia problemas sérios, com ao a anemia falciforme, uma doença influenciada pela tendência genética, em que ocorre uma mudança biológica causada pela mudança de um único aminoácido na molécula de hemoglobina, em pessoas que possuem a anemia falciforme as hemácias não tem a forma normal, ficam em forma de foice e assim reduz ou torna impossível a sua capacidade de transportar oxigênio até os tecidos.

0 comentários:

Postar um comentário