quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Um pouco sobre a correlação entre os organismos vivos

Já filosofei muitas vezes sobre o que é um ser vivo e sobre o que não é um ser vivo. Cientificamente, por exemplo, um vírus não é considerado um ser vivo, já pequenas células, como protistas unicelulares, são considerados formas de vida.
Mas o que serve como classificação, como dizer o que tem ou não vida?

Bioquimicamente, todos os seres vivos realizam processos semelhantes, todos necessitam de energia, todos têm um certo metabolismo para isso e por incrível que pareça, todos os seres vivos são unidos pelos mesmo processos bioquímicos.

A transformação de uma molécula orgânica em energia, por exemplo, nos une a grupos de protistas e até plantas, os processos de divisão celular também e, é claro, o próprio DNA.

Sim, muitas informações contidas em nosso DNA são as mesmas contidas em seres primitivos, exatamente por termos funções metabólicas iguais é que os genes que regulam tais funções são semelhantes e até iguais.

A espécie humana, por exemplo, possui semelhança de mais de 90% com o DNA de outros primatas, os genes responsáveis pela produção de hemoglobina, por exemplo, são iguais para um chimpanzé e para um humano, por se tratar de uma conquista evolutiva importantíssima para a manutenção das espécies de primatas primitivas, elas foram mantidas, é o que se chama de sucesso evolutivo.


0 comentários:

Postar um comentário